terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher

Olá Sweets,

Este é um dia muito importante se bem que deva ser relembrado todos os dias, não apenas hoje... hoje é o dia Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, instituído, em 1999, pala Organização das Nações Unidas (ONU).

Agora um pouquinho de história, porque estes dias não são escolhidos ao acaso, a data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Foi neste dia, 25 de Novembro de 1991, que teve início a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres.

Infelizmente a violência conjugal é umas das "formas" de violência para muitas mulheres que, por medo devido ao "poder" dos seus maridos não fogem nem se libertam sendo que é exactamente este mesmo medo que lhes dá o tal poder... 

Não esquecendo que, quando nos referimos a violência, não falamos só de maus tratos físicos, a violência psíquica ou até de cariz sexual são igualmente graves! Deste modo encontramos várias situações onde existe violência sobre a mulher que não apenas conjugal.

Em alguns números: o Banco Mundial estima que, em termos médios, um em cada cinco dias de absentismo do trabalho feminino, decorre da violência, uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual, cerca de 120 milhões de meninas já foram submetidas a sexo forçado e 133 milhões de mulheres e meninas sofreram mutilação genital, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

"A APAV, que presta apoio às vítimas de todos os crimes, alerta para a necessidade de não se tolerar qualquer forma de violência exercida contra as mulheres, em particular a violência doméstica. A APAV recorda que o fenómeno da violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos; e que os seus agressores também são de diferentes condições e estratos sociais e económicos. A violência - física e psicológica - não poderá ser tolerada de forma alguma. Basta que me batas uma vez."

Um beijinho enorme,

Sweet B*











Sem comentários:

Enviar um comentário